Bioquímica Clínica On Line

30 de abril de 2012

Hemoglobina glicada (A1c): Um bom marcador de risco para pacientes sem diabetes?

Filed under: DAC, Diabetes, Hemoglobina Glicada — Admin @ 13:49

clip_image001clip_image001[1]clip_image001[2]

clip_image003O uso de metanálises tem sido cada vez mais freqüente para se obter um melhor entendimento sobre a relação glicose-diabetes-risco cardiovascular. Apesar de receber algumas críticas, o conceito de que o diabetes é um fator independente de risco cardiovascular ainda é vigente. Entretanto é a associação entre o nível glicêmico e doença cardiovascular em não diabéticos que vem recebendo atenção especial da ciência nos últimos anos.

O estudo prospectivo de Reykjavik, conduzido pelo Dr. Sarwar, analisou dados de pacientes por 24 anos seguidos e encontrou um dado interessante. Para cada 18mg/dl de aumento na glicose pós prandial, existe 3% de chance a mais de desenvolver um evento coronariano. Nesse e em outros estudos a relação entre glicose de jejum normal e evento cardiovascular foi fraca.

Sarwar concluiu no seu estudo que a cada aumento de 1 ponto na A1c, a chance de apresentar um evento coronariano aumenta em 20%.  Em outro estudo, o ARIC (Atherosclerosis Risk in Communities), analisando pacientes sem história prévia de diabetes, o nível de A1c também se correlacionou com o risco de doença coronariana.

Partindo de um ponto basal, onde a A1c se situava entre 5,0% e 5,4% e o risco era de 1, A1c entre 5,5% -5,9% aumenta o risco em 23%, A1c entre 6,0%-6,4% aumenta em 78% e A1c acima de 6,5% o risco de doença coronariana aumentou em 95%.

O estudo prospectivo Norfolk analisou 10.295 pacientes por 8,5 anos não mostrou melhora na predição de doença coronariana ao adicionar o nível basal de A1c.

O estudo caso-controle INTERHEART comparou a A1c de 6.761 com infarto do miocárdio recente com 9.019 pacientes que não tiveram infarto. Em concordância com outros estudos para cada 1 ponto de aumento na A1c, a chance de infartar aumentou 19%.

Dr. Naved  Sattar ressalta que algumas questões ainda precisam ser respondidas:
1- Existe alguma relação entre A1c e predição de doença cardiovascular?
2 – Qual o papel da A1c como marcador de doença cardiovascular em terapias para diminuir a glicose em diabéticos e não diabéticos?

3 – A partir de qual valor a A1c é importante na predição de doença coronariana?

O uso da hemoglobina glicada (A1c) na propedêutica diária vai aumentar cada vez mais, uma vez que a American Diabetes Association já a recomenda como ferramenta útil no diagnóstico do diabetes, sem a necessidade do jejum, mas o seu uso como marcador de doença cardiovascular ainda precisa ser melhor avaliado, apesar de dados cada vez mais convincentes na literatura mundial.

Referências:

Sarwar N, Aspelund T, Eiriksdottir G et al (2010) Markers of dysglycaemia and risk of coronary heart disease in people without diabetes: Reykjavik prospective study and systematic review. PLoS Med 7:e1000278

Selvin E, Steffes MW, Zhu H et al (2010) Glycated hemoglobin, diabetes, and cardiovascular risk in nondiabetic adults. N Engl J Med 362:800–811

Gerstein HC, Islam S, Anand S et al (2010) Dysglycemia and the risk of acute myocardial infarction in multiple ethnic groups: an analysis of 15,780 patients from the INTERHEART study. Diabetologia. doi:10.1007/s00125-010-1871-0

Simmons RK, Sharp S, Boekholdt SM et al (2008) Evaluation of the Framingham risk score in the European Prospective Investigation of Cancer-Norfolk cohort: does adding glycated hemoglobin improve the prediction of coronary heart disease events? Arch Intern Med 168:1209–1216

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: